Construção da BR-163 provocou a expulsão de vários povos indígenas há 50 anos

g1 - https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/04/14 - 14/04/2023
Construção da BR-163 provocou a expulsão de vários povos indígenas há 50 anos
Os panarás foram retirados de suas terras e levados para o Parque Indígena do Xingu, onde ficaram até a década de 1990. De volta ao território original, os 170 panarás que restaram se multiplicaram e hoje são 700. O Profissão Repórter foi até a aldeia.

Por Profissão Repórter
14/04/2023 19h12 Atualizado há 4 dias

A construção da BR-163, inaugurada em 1976 pelos militares para ligar o Sul ao Norte do país, provocou a expulsão de vários povos indígenas há 50 anos. Um deles foi o panará, que vivia isolado na região.

Os panarás foram retirados de suas terras e levados para o Parque Indígena do Xingu, onde ficaram até a década de 1990. De volta ao território original, os 170 panarás que restaram se multiplicaram e hoje são 700.

Durante a viagem pela rodovia, Caco Barcellos, Chico Bahia e Sara Pavani foram à aldeia para saber mais sobre a história dos panarás. Um deles, Kunety Panará, aprendeu a filmar com o Instituto Socioambiental, que há quase 30 anos atua em defesa das comunidades indígenas, e hoje atua como documentarista e registra a história do seu próprio povo.

Quando nossa equipe esteve na aldeia, por exemplo, ele entrevistou com a pessoa mais importante para seu povo, que relembrou o que ocorreu com eles quando a estrada começou a ser construída.

"Ele contou que, quando a rodovia começou a ser construída, o branco veio tomando as terras dos panarás", conta Kunety, que completa: "Lutando muito, nós conseguimos trazer os panarás para o seu território, onde estamos agora. É importante para a gente aprender a filmagem para o mundo ver nossos trabalhos. Os próprios indígenas estão fazendo seu trabalho".

Para monitorar a área e ver se há invasores, os paranás contam com a ajuda o Instituto Socioambiental, que usa drones.

"Eles são muito preocupados com invasão, roubo de madeira, pesca ilegal. É um trabalho que a gente faz na parceria que vai criando um vínculo de confiança, né? Isso é muito importante", afirma Ricardo Abad, analista do instituto.


https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/04/14/construcao-da-br-163-provocou-a-expulsao-de-varios-povos-indigenas-ha-50-anos.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Panará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.