Em Roraima, Conass participa do grupo de trabalho que monitora doenças que atingem Yanomami

CONASS - https://www.conass.org.br/ - 18/05/2023
Em Roraima, Conass participa do grupo de trabalho que monitora doenças que atingem Yanomami

18/05/2023

O assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes, junto com o grupo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), estão em Roraima, até sábado (20), para monitorar as ações promovidas pelo Governo Federal no Território Yanomami. A proposta é monitorar ações realizadas na Terra Indígena Yanomami em meio ao estado de emergência em saúde, decretado em janeiro em razão de grave crise sanitária.

Na terça (16), o Grupo ouviu de lideranças indígenas a realidade enfrentada, especialmente, desde a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), em janeiro. Os indígenas ainda sofrem inúmeros problemas com o garimpo ilegal, além da desnutrição e casos de malária, que aumentam a cada dia. Apesar dos esforços do Governo Federal, a maior parte dos recursos ofertados aos yanomamis se dá por meio de doações.

"Finalmente o assunto se tornou público e os indígenas começaram a ser socorridos. Agora o Controle Social vai conversar com as lideranças Yanomamis para ver o que está sendo feito e se, de fato, essas ações estão efetivas e correspondem às necessidades", afirmou Haroldo.

Já na quarta (17), os integrantes organizaram uma reunião com representantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde, Secretaria de Saúde Indígena, Fundação Nacional de Saúde, a Força Nacional do SUS, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Universidade Federal de Roraima, Conselho Missionário Indígena, Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, Diocese de Roraima, Instituto Socioambiental e Conselho Distrital de Saúde Indígena. O objetivo foi produzir um relatório até o dia 7 de junho, com todas as demandas e necessidades desta população, que será apresentado ao plenário do CNS.

Fonte: CNS com informações da ascom Conass

https://www.conass.org.br/em-roraima-conass-participa-do-grupo-de-trabalho-que-monitora-doencas-que-atingem-yanomami/
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.