PF destrói duas pontes ilegais em territórios indígenas de Rondônia

Agência Amazônia - https://aamazonia.com.br/ - 30/05/2023
PF destrói duas pontes ilegais em territórios indígenas de Rondônia

Iury Lima

30/05/2023

VILHENA (RO) - A Polícia Federal (PF) destruiu mais duas pontes utilizadas por madeireiros e garimpeiros clandestinos em Terras Indígenas (TIs) de Rondônia, no início desta semana. As ações ocorreram entre a última segunda-feira, 29, e esta terça, 30, nos territórios Karipuna e Sete de Setembro.

Segundo a PF, as ações visam reprimir tanto o crime ambiental presente nas reservas quanto impedir que novos invasores acessem os territórios e permaneçam nos locais sem permissão legal. As operações receberam os nomes de Borda de Proteção II e Anhangá.

Garimpo

Nesta terça, a PF contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para destruir uma ponte utilizada por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada entre os municípios de Cacoal (RO) e Juína (MT).

Segundo a polícia, a estrutura dava acesso a uma área aberta na mata para a exploração de ouro. Além de desmantelar garimpos, a operação foi deflagrada para impedir crimes contra a fauna e a flora.

As equipes também tiveram apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP), "uma unidade especializada que oferece recursos aéreos de alta tecnologia, que permite monitoramento mais eficiente e pronta resposta às atividades ilegais identificadas na região", esclareceu a PF.

Com quase 250 mil hectares, a TI Sete de Setembro é o lar do povo Paiter Suruí. A população é estimada em 1.500 indígenas, segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, a reserva é dividida em 27 aldeias.
Madeira ilegal

Já na TI Karipuna, localizada entre a capital Porto Velho e o município de Buritis, no interior do Estado, a força-tarefa foi contra a exploração irregular de madeira, na última segunda. Os agentes encontraram uma ponte construída por madeireiros ilegais para facilitar o acesso ao território e à retirada ilegal de matéria-prima da floresta nativa.

A estrutura foi destruída com uso de explosivos "em caráter preventivo", segundo a polícia. A PF também informou que a ação é uma continuidade à operação de retirada de invasores da região, feita no início deste mês de maio.

Na ocasião, 12 pontos críticos de desmatamento e pelo menos 20 madeireiras foram identificadas pelos federais, funcionando no entorno da Terra Indígena. As empresas fraudavam emissões do Sistema de Documento de Origem Florestal (Sisdof) para disfarçar a ilegalidade da madeira extraída.

Com população estimada em 62 pessoas, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), os indígenas Karipuna são tidos como "sobreviventes". A realidade de tragédias relacionadas aos crimes ambientais não é novidade para a TI, mas vem sendo muito mais agravada nos últimos anos.

https://aamazonia.com.br/pf-destroi-duas-pontes-ilegais-em-territorios-indigenas-de-rondonia/
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Karipuna
  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.