Após desintrusão, Funai e Força Nacional seguem na proteção da Terra Indígena Alto Rio Guamá

Gov.br - https://www.gov.br - 30/08/2023
Equipes fazem incursões diárias para monitorar o território e evitar presença de não indígenas na área
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência

Publicado em 30/08/2023 15h04

Dois meses depois de entregar a titulação de terra aos indígenas do Alto Rio Guamá, após um processo bem-sucedido de retirada pacífica de não indígenas que ocupavam ilegalmente o território, o governo federal segue em operação na região, em ações de monitoramento e proteção do território.

A Terra Indígena Alto Rio Guamá foi reconhecida como tal em 1945, mas foi homologada só em 1993. Desde então, houve tentativas de desintrusão, mas as famílias invasoras se recusavam a sair. Em cumprimento de determinação judicial, o governo federal retomou o processo em março deste ano.

Coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a operação de desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá (Tiarg) teve início em maio e conseguiu conscientizar os ocupantes ilegais de saírem voluntariamente da área.

No fim de junho, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, acompanhada da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e da secretária-executiva da Secretaria-Geral, Maria Fernanda Coelho, entre outras autoridades, entregaram às lideranças indígenas o documento atestando que já não havia mais intrusos no território.

Foram instaladas barreiras físicas nos principais acessos e placas de identificação de que o território de quase 280 mil hectares pertence aos indígenas e não pode ser ocupado por mais ninguém.

Ainda assim, alguns moradores da região tentam voltar ao território para algumas finalidades como caçar e colher plantações que ficaram em lavouras criadas irregularmente dentro da Tiarg.

Diariamente equipes com representantes da Funai e da Força Nacional monitoram o território indígena e encontram intrusos que querem colher alimentos como mandioca, pimenta-do-reino e açaí, mesmo com a Justiça tendo negado pedido para que os ocupantes ilegais voltassem à terra depois da desintrusão.

https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2023/08/apos-desintrusao-funai-e-forca-nacional-seguem-na-protecao-da-terra-indigena-alto-rio-guama
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.