Defensoria da União pede retirada de invasores que desmatam e exploram terra indígena em Mato Grosso

O Documento - https://odocumento.com.br - 15/09/2023
Publicado 15/09/2023 - 07:00por Da Redação

A Defensoria Pública da União (DPU) publicou na quarta-feira (13) uma recomendação endereçada ao governo do Mato Grosso pedindo que a gestão estadual efetive imediatamente a retirada de invasores da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt na divisa com a Terra Indígena (TI) Kawahiva.

A medida se faz necessária para evitar que haja uma situação de grave risco aos povos indígenas isolados que ocupam a área em questão e à comunidade tradicional que mora no local. A recomendação pede ainda ao governo do Mato Grosso que sejam promovidas ações para cessar o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região. O documento estabelece um prazo de 15 dias para que as medidas sejam tomadas.

Segundo a recomendação; assinada pelo defensor regional de Direitos Humanos do Mato Grosso (DRDH/MT), Renan Sotto Mayor, e pela defensora nacional de Direitos Humanos (DNDH), Carolina Castelliano; os indígenas são compreendidos a partir do reconhecimento da diversidade de povos, respeito e alteridade. A identificação está diretamente ligada aos costumes, línguas, crenças, organização social e terras que tradicionalmente ocupam.

https://odocumento.com.br/defensoria-publica-da-uniao-pede-retirada-de-invasores-que-desmatam-e-exploram-terra-indigena-em-mt/
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kawahiva do Rio Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.