Funai Participa do I Encontro de Educação Escolar Indígena do Território Indígena do Xingu

Gov.br/Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/ - 24/11/2023
Funai Participa do I Encontro de Educação Escolar Indígena do Território Indígena do Xingu

Publicado em 24/11/2023 17h25

De 21 a 26 de novembro de 2023, o Pólo Pavuru, localizado no Parque Indígena do Xingu, foi o palco do "I Encontro de Educação Escolar Indígena do Xingu". Este evento, que reuniu professores dos diversos povos indígenas que compõem o Território Indígena do Xingu, representa um marco significativo para a Educação Escolar Indígena na região.

Promovido pela Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), o encontro contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Instituto Aritana (IA), do Instituto Socioambiental (ISA), do Projeto Xingu, do Fundo Casa Socioambiental, e das prefeituras de Querência (MT) e Feliz Natal (MT).

Pela primeira vez desde a década de oitenta, quando a Educação Escolar Indígena foi implantada na região, os professores indígenas se reuniram para discutir a temática da educação escolar. Vários professores e professoras, desde o magistério indígena até doutores participaram desse encontro, proporcionando um espaço para a troca de experiências pedagógicas, a identificação de desafios e a celebração das conquistas alcançadas.

Nesse contexto, a Funai desempenhou um papel crucial, por meio da Coordenação Regional Xingu e da Coordenação Técnica Local de Feliz Natal integrando a comissão organizadora do evento.

Mais de 200 pessoas, representando diversas etnias, como os povos Ikpeng, Waura, Trumai, Kuikuro, Kalapalo, Nafukuá, Kamayura, Matipu, Kawaiwete, Khisêtjê, e outros, participaram ativamente do evento. Além disso, o povo Guajajara das Terras Indígenas Rio Pindaré e Caru também se fez presente.

O encontro buscou resgatar a memória da educação escolar indígena na região, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas valorizando a cultura indígena, e discutir os desafios enfrentados pelos povos indígenas na relação com as políticas de estado.

Marileia Taiua, chefe do Serviço de Promoção aos Direitos Sociais da Coordenação Regional do Xingu, destacou a importância do encontro: "É um momento histórico e de muita emoção para quem está aqui neste encontro, pois é a primeira vez que os professores indígenas, lideranças e demais pessoas que fizeram e continuam fazendo parte da história da educação no Xingu, se reúnem para abordar especificamente a educação escolar indígena", afirmou.

Dentre os encaminhamentos do evento estão a realização do II Encontro de Educação Escolar Indígena, com foco na valorização das línguas indígenas e incentivo à participação das mulheres.

Além disso, os indígenas reivindicaram apoio para publicação de materiais didáticos produzidos por eles, realização de oficinas pedagógicas para a nova geração de professores indígenas e o estabelecimento de um termo de cooperação entre Funai e Universidade Federal de Goiás (UFG) a fim de apoiar os acadêmicos da licenciatura intercultural.

Assessoria de Comunicação/FUNAI
Com informações da Coordenação Regional Xingu

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participa-do-i-encontro-de-educacao-escolar-indigena-do-territorio-indigena-do-xingu
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.