Nova espécie de árvore é descoberta no município de São Paulo

Prefeitura de São Paulo - prefeitura.sp.gov.br - 12/01/2024
Coordenador do Herbário Municipal, Eduardo Hortal Pereira Barretto, e o pesquisador da Universidade Federal do ABC, Matheus Fortes Santos, publicaram descrição da Myrcia tenondeporan em artigo científico internacional

São Paulo agora tem uma nova espécie de árvore descoberta em seu território, a Myrcia tenondeporan. Após diversas expedições de campo, muito trabalho em herbário e revisão da literatura, o biólogo pesquisador da Universidade Federal do ABC, Matheus Fortes Santos e o coordenador do Herbário Municipal de São Paulo, o biólogo e Analista em Meio Ambiente Eduardo Hortal Pereira Barretto, escreveram um artigo científico descrevendo a nova espécie de árvore, publicado no maior jornal do mundo em taxonomia botânica, o Phytotaxa.

A Myrcia tenondeporan pertence à família botânica Myrtaceae, que conta com 37 gêneros e 2.050 espécies no continente, além de grande variedade de plantas cultivadas para fins econômicos e ornamentais. O gênero de plantas Myrcia possui cerca de 400 espécies no Brasil, com maior diversidade na Mata Atlântica, mas também possui grande quantidade de espécies com ocorrência no Cerrado e na Amazônia.

A nova espécie possui distribuição restrita a Mata Atlântica, com maior ocorrência nas florestas próximas ao litoral do estado de São Paulo e do Paraná. Possui pico de florescimento em novembro e dezembro, com frutificação durante todo o ano, mas com frutos maduros de agosto a dezembro. A Myrcia tenondeporan é similar a Myrcia vellozoi e a Myrcia multipunctata, mas difere principalmente pelo formato e tamanho das folhas, estrutura das inflorescências e o tamanho dos botões florais.

De acordo com os autores, os dados disponíveis não permitem estimar o tamanho da população da Myrcia tenondeporan, mas como a Mata Atlântica possui atualmente apenas 24% de sua extensão original e muitas áreas são fragmentos pequenos, a espécie já pode ser considerada em situação vulnerável.

A Myrcia tenondeporan recebeu esse nome em uma homenagem dos autores ao território indígena Tenondé Porã, região em que a nova espécie também foi coletada. A Terra Indígena possui cerca de 1.500 indígenas, em aldeias localizadas nos muncípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Vicente e Mongaguá, áreas que ainda contam com remanescentes de Mata Atlântica expressivos.

"A descoberta de uma nova espécie de árvore nativa do município de São Paulo é um dado bastante relevante para o conhecimento da nossa flora. A espécie é endêmica da Mata Atlântica e possui diversos registros na zona sul do município de São Paulo, região que possui alta diversidade biológica. A descoberta de novas espécies na região metropolitana é só um indicador de que ainda temos muito a conhecer sobre nossa flora e da necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas para o conhecimento científico e para conservação ambiental. Nesse sentido, ressalto a importância dos trabalhos de prospecção botânica, taxonomia e conservação que o Herbário Municipal de São Paulo vem realizando nos seus 40 anos de existência" - Eduardo Barretto, explicando a importância da descoberta, o trabalho do Herbário e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol de metas).

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/index.php?p=360494
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenondé Porã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.