Bancos indígenas da Coleção BEI participam de exposição no Kennedy Center

Valor Econômico - https://valor.globo.com/ - 20/02/2024
Bancos indígenas da Coleção BEI participam de exposição no Kennedy Center
Mostra com curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim faz parte da iniciativa "Reach to Forest", que une arte, ciência e questões ligadas ao meio ambiente

20/02/2024

O John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington D.C., nos EUA, dá início nesta terça (dia 20) a "Reach to Forest", primeira etapa de sua série bienal "Reach to Nature", que ocorre até 3 de março.

A iniciativa destaca as conexões entre arte, ciência e meio ambiente e faz parte de um programa mais amplo de 10 anos de duração que te

Faz parte da programação a exposição "Indigenous Benches of Brazil" (Bancos indígenas do Brasil), no Skylight Pavilion da instituição. Com curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim a partir de suas peças da Coleção BEI, a mostra reúne mais de 70 bancos inspirados em formas de animais esculpidos a partir da madeira por artistas e artesãos de 41 grupos étnicos da região da floresta amazônica e do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Fotos do processo de trabalho produzidas por Rafael Costa e demonstrações ao vivo realizadas pelo artista Karaputa Mehinako poderão ser vistas por patronos do Kennedy Center.

Tema de livros e exposições mundo agora, a coleção BEI de bancos indígenas é composta por mais de 600 peças produzidas por artistas de diferentes regiões: Alto e Baixo Xingu, sul da Amazônia/Centro-Oeste, norte do Pará e Guianas e noroeste amazônico.

Reconhecidos como peças de arte e design e decorados com grafismos ou coloridos com pigmentos, os bancos da coleção também preservam seu caráter religioso e simbólico original.

https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2024/02/20/bancos-indigenas-da-colecao-bei-participam-de-exposicao-no-kennedy-center.ghtml


Produção Cultural:Exposições e Debates

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.