Mulheres indígenas tomam posse como titulares da Cátedra Olavo Setubal

Jornal da USP - https://jornal.usp.br - 22/02/2024
Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites darão destaque aos saberes das mulheres indígenas na Cátedra de Arte, Cultura e Ciência da USP e Itaú Cultural; cerimônia terá participação da escritora Conceição Evaristo

As líderes indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomam posse como novas titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP com o Itaú Cultural. A cerimônia é aberta ao público e acontece no dia 1o de março, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário da USP. O evento terá transmissão ao vivo pelo site do IEA e pelo canal do instituto no Youtube. Para acompanhar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

As três desenvolverão o programa de pesquisa Caminho da Cutia: Territórios e Saberes das Mulheres Indígenas, que tratará dos conhecimentos e atividades das mulheres indígenas a partir de experiências em diversas áreas: do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar, como também de suas atuações na política, na academia, nas artes e em outras áreas.

A ideia é propiciar espaços, interações e ações que contribuam para um diálogo frutífero entre a Universidade e os povos indígenas, não apenas nos conhecimentos propriamente ditos, mas também em relação aos modos de conhecer e de transmitir conhecimentos. Ao longo de 2024, as catedráticas pretendem proporcionar o compartilhamento de saberes e cosmovisões de suas próprias etnias com os não indígenas, além de trocas e aproximações entre diferentes povos indígenas.

Três mulheres, três etnias

De marco temporal a conflitos do passado, rap indígena combate apagamento cultural
Artista visual, professora e pesquisadora, Arissana nasceu em Porto Seguro (BA) e integra a etnia Pataxó. É mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolve pesquisa de doutorado em artes visuais, área de sua graduação na mesma universidade. Em seu trabalho artístico, trata da realidade indígena e de sua interação com outras realidades contemporâneas, fazendo uso de várias técnicas e suportes.

Francy Baniwa é antropóloga, escritora, fotógrafa, cineasta e doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde tornou-se mestre na mesma área, depois de graduar-se em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Ela faz parte da comunidade Wanaliana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e tem atuado no movimento indígena da região há mais de dez anos.

Doutoranda em Antropologia na UFRJ, Sandra Benites é diretora de Artes Visuais da Funarte e atua como curadora de arte, educadora a ativista do povo Guarani Nhandeva. Natural da Terra indígena Porto Lindo, em Japorã (MS), tornou-se mestre em Antropologia Social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional da UFRJ. Foi curadora adjunta de Arte Brasileira no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

Despedida
A cerimônia contará com discurso de despedida da escritora e educadora Conceição Evaristo, titular da cátedra em 2022 e 2023, e que se tornou, recentemente, a primeira mulher negra a integrar a Academia Mineira de Letras. Terá ainda uma exposição da educadora Ana Maria Rabelo Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), paraninfa das três novas titulares.

A abertura do evento terá falas institucionais de Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra; Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Maria Alice Setubal, representante da família Setubal; e Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP.

Cerimônia de Posse das Lideranças Indígenas como
Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
Data: 1o de março, 10 horas
Local: Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo
Participação presencial mediante inscrição on-line prévia. Transmissão ao vivo pelo youtube
Mais informações no site do IEA



* Texto de Mauro Bellesa, da Divisão de Comunicação do IEA. Editado por Tabita Said

https://jornal.usp.br/diversidade/mulheres-indigenas-tomam-posse-como-titulares-da-catedra-olavo-setubal/
Índios:Educação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Negro
  • TI Porto Lindo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.