Zona Eleitoral de Querência cria locais de votação em terras indígenas

Tribunal Regional Eleitoral MT - tre-mt.jus.br - 21/02/2024
Ao todo, são três novos locais, sendo que duas das aldeias ficam no Parque Indígena do Xingu

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa a criação de três locais de votação em terras indígenas, pertencentes ao município de Querência. As localidades abrigam as etnias kayabi, kisêdjê e kalapalo, sendo que duas delas estão localizadas no Parque Indígena do Xingu.

Foram designados como locais de votação para funcionamento de mesas receptoras de votos e mesas receptoras de justificativas os seguintes lugares:

I - Escola da Aldeia Aiha (etnia kalapalo), situada na aldeia Aiha, Parque Indígena do Xingu, Querência/MT;

II - Posto de Saúde da Aldeia Ilha Grande (etnia kayabi), situada na aldeia Ilha Grande, Parque Indígena do Xingu, Querência/MT;

III - Auditório-sede da Aldeia Khikatxi (etnia kisêdje), situada na aldeia Khikatxi, terra indígena Wawi, Querência/MT.

O objetivo é facilitar o acesso dos povos indígenas que moram nessas aldeias e, consequentemente, ampliar a participação do eleitorado indígena no processo democrático de escolha dos e das representantes políticos. Só para ter uma ideia, a aldeia Ilha Grande fica a 200km do município de Querência, aldeia Khikatxi está 160 km e a aldeia Aiha está a 150 km da cidade.

Os novos locais já estarão ativos nas Eleições Municipais 2024, que ocorrerão no dia 06 de outubro. A criação consta na Portaria no 01/2024, assinada pelo juiz da 53ª Zona Eleitoral, Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Imagem de fundo com formas triangulares, em tons de cinza e efeito em transparência. Na parte superior, sobre uma faixa verde está escrito INFORME à esquerda e, à direita, tem a marca do TRE-MT. No centro, à direita, está escrito NOVOS LOCAIS DE VOTAÇÃO - ALDEIAS INDÍGENAS - QUERÊNCIA. À esquerda, tem a foto de um local de votação em aldeia indígena.

https://www.tre-mt.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Fevereiro/zona-eleitoral-de-querencia-cria-locais-de-votacao-em-terras-indigenas
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  • TI Wawi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.