Nota de pesar - Geraldo Tapeba

Funai - https://www.gov.br - 05/03/2024
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informa, com imenso pesar, o falecimento do indígena Geraldo Tapeba nesta terça-feira (5) em Caucaia (CE). Defensor incansável dos direitos indígenas e da educação escolar Tapeba, ele tinha 41 anos e atuava como diretor da Escola Indígena Narcísio Ferreira Matos no município cearense. Antes disso, havia se dedicado à função de professor.

Liderança do movimento indígena Tapeba, Geraldo morava no território Lagoa dos Tapebas, em Caucaia. A instituição de ensino fez uma homenagem para o educador nas redes sociais. "Geraldo Tapeba sempre estará presente em nossas memórias, foi um professor e gestor honrado com seu trabalho", destacou o perfil da Escola Indígena Narcísio Ferreira Matos nas redes sociais.

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, lamentou a grande perda do professor indígena cearense. "Que o nosso criador o receba em seus braços, meu compadre. Deixará um vazio muito grande entre nós. Estou consternado com tudo isso. Obrigado pela sua amizade e parceria de sempre meu amigo", afirmou.

Lideranças indígenas também se pronunciaram sobre o falecimento de Geraldo Tapeba. "Mais um guerreiro que nos deixa na luta em defesa da vida do território. Desejos de forças aos familiares, parentes Tapebas e a todo o movimento indígena do Ceará", postou a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) nas redes sociais.

A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento de tristeza.



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/nota-de-pesar-2014-geraldo-tapeba
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tapeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.