Região do Xingu tem "concentração" de CACs em Mato Grosso

Mídia Jur - midiajur.com.br - 26/02/2024
Municípios da região Leste de Mato Grosso, no entorno do Parque Indígena do Xingu, têm alta concentração de armas nas mãos de pessoas civis, cadastrados como Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os CACs.

A informação é do jornal O Globo em matéria publicada nesta segunda-feira (26) com base em dados da Polícia Federal. A reportagem aponta que há vinculação entre as armas cadastradas e o agronegócio.

A publicação analisou o perfil dos CACs, predominantemente homens (97%), casados (62%), com ensinos médio (34,1%) e superior (33,3%) e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul. Os dados são baseados no recadastramento das 962.782 armas adquiridas no país depois de 2019, medida prevista no decreto do governo Lula que restringiu o acesso incentivado pelo antecessor. As profissões mais armadas são administrador (13,6%), comerciante varejista (7,5%) e produtor agropecuário (6,7%).

"Um cruzamento do número de armas por município com suas populações feito pelo GLOBO mostrou maior concentração em áreas dominadas pelo agronegócio, principalmente a pecuária. Os locais com mais armamento de CACs são o Sul de Goiás, nas regiões de Rio Verde e Jataí; o Leste do Mato Grosso, no entorno do Parque do Xingu; todo o Norte gaúcho; e o interior de Santa Catarina e Paraná. Clevelândia (PR) é a campeã da lista: há uma arma para cada 15 moradores", aponta a reportagem.


https://www.midiajur.com.br/questao-de-ordem/regiao-do-xingu-tem-concentracao-de-cacs-em-mato-grosso/55651
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.