Região do Xingu tem alta "concentração" de CACs em Mato Grosso

AOlhar Alerta - olharalerta.com.br - 28/02/2024
A informação é do jornal O Globo em matéria publicada nesta segunda-feira (26) com base em dados da Polícia Federal

Municípios no entorno do Parque Indígena do Xingu, têm alta concentração de armas legalizadas nas mãos de pessoas civis, cadastrados como Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os CACs.

A informação é do jornal O Globo em matéria publicada nesta segunda-feira (26) com base em dados da Polícia Federal. A reportagem aponta que há vinculação entre as armas cadastradas e o agronegócio.

A publicação analisou o perfil dos CACs, predominantemente homens (97%), casados (62%), com ensinos médio (34,1%) e superior (33,3%) e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul. Os dados são baseados no recadastramento das 962.782 armas adquiridas no país depois de 2019, medida prevista no decreto do governo Lula que restringiu o acesso incentivado pelo antecessor. As profissões mais armadas são administrador (13,6%), comerciante varejista (7,5%) e produtor agropecuário (6,7%).

https://www.olharalerta.com.br/noticia/81267/regiao-do-xingu-tem-alta-concentracao-de-cacs-em-mato-grosso
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.