MPF desmente fake news sobre suposta autorização para reinvasão de terra indígena no Pará e requisita inquérito à PF

MPF - https://www.gov.br - 18/03/2024
Não há possibilidade de ser cancelada a decisão que determinou a retirada de invasores da Terra Indígena Alto Rio Guamá

O Ministério Público Federal (MPF) alerta que é falsa a notícia que circula na região nordeste do Pará de que invasores retirados em 2023 da Terra Indígena Alto Rio Guamá agora podem reinvadir a área por decisão de uma pessoa que se autointitula 'juiz dr. Sampaio'.

A comunicação do MPF foi feita após a instituição ter recebido uma série de denúncias de moradores da região de que essas mentiras estão sendo disseminadas pelas redes sociais e estão criando tensão entre não indígenas e indígenas, gerando risco de conflitos.

O MPF reforça que essas informações são falsas porque não cabem mais recursos contra a sentença da Justiça Federal sobre o caso, cumprida no ano passado, com a operação realizada pelo governo federal de retirada dos não indígenas ocupantes da terra indígena.

Investigação policial - Diante da disseminação da notícia falsa, o MPF requisitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito policial para identificar os responsáveis pelas fake news.

Sobre o fato de um dos disseminadores da notícia falsa se apresentar como juiz, a Justiça Estadual publicou nota de esclarecimento para informar que essa pessoa não tem vínculo com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Em relação a um evento em que o autointitulado juiz incitou não indígenas a reinvadir a Terra Indígena Alto Rio Guamá, a Justiça Estadual destacou que não possui qualquer ligação com o evento e que não valida as informações prestadas.

Processo no 0000355-62.2012.4.01.3900

https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2024/03/mpf-desmente-fake-news-sobre-suposta-autorizacao-para-reinvasao-de-terra-indigena-no-para-e-requisita-inquerito-a-pf
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.