Teve início nesta segunda-feira (4) a II Semana Mulheres no Indigenismo, evento virtual promovido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A programação, que contou com mais de 400 inscrições, vai até sexta-feira (8) e busca disseminar conhecimentos científicos elaborados por servidoras do órgão em torno da pauta indigenista.
"Iniciativas como essas contribuem para o fortalecimento institucional da Funai e aprimoramento da força de trabalho das mulheres e do nosso corpo técnico como um todo na garantia de direitos dos povos indígenas", destacou a diretora de Administração e Gestão substituta, Keyciane Pedrosa, falando em nome da titular Mislene Metchacuana.
A abertura da programação contou também com a participação da coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Funai, Poliana Liebich, e da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Maria Eloisa Batista Farias, que mediou a explanação e está à frente da organização.
O primeiro dia teve a palestra "Inteligência emocional da mulher em contexto moderno e pós-moderno", ministrada pela psicóloga Dália Matos Bezerra Silva, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Além de abordar o tema, a psicóloga fez aplicações de ferramentas de inteligência emocional por meio de atividades práticas que engajaram o público participante.
Nos próximos quatro dias haverá a apresentação de estudos científicos resultantes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Maíra Taquiguthi Ribeiro, Lorena Rodrigues Soares, Carolina Delgado de Carvalho e Rachel Geber Correa, servidoras da Funai. O objetivo é promover a equidade de gênero no órgão indigenista por meio da disseminação de conhecimentos produzidos por servidoras da entidade; conscientizar sobre o papel das mulheres na execução da política indigenista e contribuir com reflexões acerca das dinâmicas socioculturais dos povos indígenas.
Os inscritos receberão por e-mail o link de transmissão do evento, devendo acessá-lo durante todos os dias de palestra a partir das 15h.
Confira a programação dos próximos dias:
Terça-feira (05/03) - 15h
Palestra: "Para além do território: a categoria Ró do povo A'uwe Xavante no centro da disputa territorial na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande" (Maíra Taquiguthi Ribeiro - Funai)
Quarta-feira (06/03) - 15h
Palestra: "Etnodesenvolvimento e a inserção de populações indígenas em arranjos produtivos locais: o camarão Potiguara da Paraíba" (Lorena Rodrigues Soares - Funai)
Quinta-feira (07/03) - 15h
Palestra: "Uma etnografia do Projeto Agrícola da Lavoura Mecanizada dos Haliti - Paresi" (Carolina Delgado de Carvalho - Funai)
Sexta-feira (08/03) - 15h
Palestra: "Etnografia documental sobre as mortes maternas no estado do Amazonas: a precariedade e a desimportância da vida" (Rachel Geber Correa - Funai)
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/ii-semana-mulheres-no-indigenismo-dissemina-conhecimentos-cientificos-produzidos-por-servidoras-da-funai
Índios:Política Indígena
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Sangradouro/Volta Grande
- TI Sangradouro/Volta Grande
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.