A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou a inauguração da Casa das Parteiras e Benzedeiras Potiguara, evento organizado pela Associação das Parteiras Indígenas da Paraíba. A abertura ocorreu no dia 15 de março na aldeia Forte, na Terra Indígena Potiguara, localizada no município de Baía da Traição (PB). O apoio da Funai se deu a partir da Coordenação Regional de João Pessoa (CR-JPA) e das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) Baía da Traição e Conde.
A programação do evento iniciou com o ritual tradicional Toré, conduzido pelas mulheres presentes com a finalidade de celebrar a própria força e a ancestralidade. Ao término do rito, houve um diálogo com parteiras antigas de diversas aldeias. O coordenador da Funai em João Pessoa, Eugênio Herculano de Arruda, e Valda Faustino Gomes, da CTL da Baía da Traição, participaram da mesa.
Na conversa, as parteiras recordaram histórias da atividade e compartilharam experiências, dificuldades e a importância desse ofício para a comunidade Potiguara. Na avaliação delas, a valorização dos saberes e das tradições do seu povo é condição necessária para manter viva a cultura indígena das mulheres Potiguara e os conhecimentos ancestrais, além de fortalecer a comunidade indígena.
Para as parteiras, a inauguração do espaço é a concretização de um sonho. Diversas homenagens foram realizadas, como o tributo à Mãe Grossa feito pelo cacique-geral Sandro Potiguara. Como contribuição às honrarias, as crianças carregaram fotografias de suas antepassadas parteiras, benzedeiras e rezadeiras.
A segunda mesa do evento contou a participação de representantes do Ministério da Saúde; Secretaria de Estado da Igualdade Racial; Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Conselho Indigenista Missionário da Paraíba (Cimi-PB); Prefeitura Municipal da Baía da Traição; Coletivo Apaîé de Jovens Potiguaras; Projeto Águas Potiguara; Memórias Potiguara; Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara da Paraíba (Amgip); e da liderança Capitão Potiguara.
Entre as idealizadoras do espaço e do evento de inauguração estão figuras proeminentes da comunidade, como Cida Potiguara; Iracy Cassiano, também conhecida como Dona Nanci e a primeira prefeita indígena do Brasil; Dona Penha, parteira atuante, da Aldeia Brejinho; Dona Pempa, da Aldeia Akajutibiró; Dona Nevinha; Dona Fátima, pajé e benzedeira; Dona Zita, da Aldeia Três Rios; Dona Mariinha, da Aldeia Laranjeira; e a benzedeira e professora Itajaciana Maximiano.
A construção da Casa das Parteiras dispôs de apoio financeiro do Instituto Elas e de uma vaquinha solidária. Ao longo da inauguração, houve um momento de lanche coletivo, exposição e comercialização de artesanatos e de comidas típicas.
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-apoia-evento-de-inauguracao-da-casa-das-parteiras-e-benzedeiras-potiguara-na-paraiba
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Potiguara
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.