Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas

Valor Econômico - https://valor.globo.com/ - 12/04/2024
Lewandowski autoriza uso da Força Nacional no Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas
Autoridade deve auxiliar na preservação da ordem pública no PA, apoio à PF em região de fronteira e em aldeias indígenas no MS e apoio ao governo estadual do AM em ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais

Gabriela Pereira

12/04/2024

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional para apoiar os Estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas, conforme portarias publicadas nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU).

No Pará, o uso da Força Nacional será utilizado em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e à Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, nas Terras Indígenas de Parakanã, Alto Rio Guamá, Apyterewa e Trincheira Bacajá. De acordo com o texto publicado no DOU, a operação deve auxiliar "nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 90 dias".

No Estado do Mato Grosso do Sul, a Força Nacional vai operar em apoio à Polícia Federal na região de fronteira e nas aldeias indígenas situadas na região do Cone Sul. O emprego da Força Nacional também deverá ser mantido por 90 dias no Estado.

Já no Amazonas o apoio será dado ao governo estadual em ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões, nos Municípios de Barcelos e Coari. A operação deve durar 90 dias.

Todas as portarias entram em vigor a partir da data de publicação.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/04/12/lewandowski-autoriza-uso-da-fora-nacional-no-par-mato-grosso-do-sul-e-amazonas.ghtml








Política Socioambiental

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  • TI Apyterewa
  • TI Trincheira/Bacajá
  • TI Parakanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.