Exclusivo: Governo identifica 180 pistas de pouso e destrói 49 acampamentos do garimpo em Terra Yanomami

Valor Econômico - https://valor.globo.com/ - 12/04/2024
Exclusivo: Governo identifica 180 pistas de pouso e destrói 49 acampamentos do garimpo em Terra Yanomami
Foram apreendidos também motores, balsas, aviões, mercúrio, combustível e outros equipamentos do garimpo

Renan Truffi

12/04/2024

O governo Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço, nesta sexta-feira (12), dos últimos 36 dias de megaoperação realizada dentro e ao redor da Terra Indígena Yanomami. O cerco começou a ser feito depois que o Executivo decidiu instalar a chamada "Casa de Governo", em Boa Vista (RR).

De acordo com o levantamento, obtido de forma exclusiva pelo Valor, foram realizadas 312 ações de inteligência, fiscalização e repressão para desmobilizar a logística de apoio ao crime entre 4 de março a 10 de abril deste ano. O documento contém as medidas realizadas pela operação Catrimani II, das Forças Armadas, e pelos órgãos que atuam no processo de desintrusão.

Nesse período, foram inutilizados 38,4 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação, combustíveis que seriam usados pelo garimpo ilegal.

Além disso, houve a identificação de 180 pistas de pouso clandestinas e a destruição de quatro aeronaves, o que comprova, na avaliação do Executivo federal, a demanda do garimpo ilegal por transporte aéreo. O documento informa que o piloto de um helicóptero destruído pelo Exército foi preso e a Justiça Federal manteve sua detenção.

A outra forma possível de se acessar a terra indígena é por meio fluvial, o que despende muito mais horas de trajeto. Por isso, também compõem a lista a destruição de 12 balsas e a apreensão de outras três.

O levantamento contabiliza ainda que os órgãos fiscalizadores realizaram a destruição de 200 motores, 36 geradores de energia e 49 acampamentos ligados à infraestrutura do garimpo.

Por fim, mais de 114 quilos de mercúrio foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) na última semana, na fronteira entre o Brasil e a Guiana. O elemento é amplamente utilizado para separar o ouro da lama e de outros resíduos.

"O mercúrio esparramado pelo garimpo ilegal é devastador para o meio ambiente e uma forte ameaça à saúde das comunidades yanomami", explica um comunicado da Casa Civil, ministério que tem coordenado a operação ligada à Casa de Governo.

Os garimpeiros ilegais, além do ouro, também miram a retirada de cassiterita do solo indígena. Por conta disso, a força-tarefa federal apreendeu 7,3 mil quilos de cassiterita no período. "Com grande aproveitamento na indústria, trata-se de um valioso produto no mercado internacional", acrescenta a Casa Civil.

Como parte dessa ofensiva, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) ainda realizou a fiscalização de nove pontos de abastecimento e 15 postos revendedores de combustíveis, aplicando 19 autos de infração, três autos de interdição e 26 notificações.

"Os resultados já alcançados mostram um trabalho articulado, planejado e coordenado. A determinação do presidente Lula é que o Estado assegure a paz e a proteção dos yanomami", afirmou o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, responsável pela articulação dos ógãos federais envolvidos.

A comunicação entre os criminosos também foi dificultada a partir da apreensão de 24 antenas Starlink - empresa do bilionário sul-africano Elon Musk que oferece internet via satélite -, muito utilizadas em locais isolados.

A ideia é que a Casa de Governo funcione até 31 de dezembro de 2026. Também será atribuição do órgão gerenciar crises relacionadas à implementação de políticas públicas emergenciais e permanentes na Terra Indígena Yanomami; e manter canal de diálogo com lideranças indígenas.

No mês passado, o presidente Lula editou uma medida provisória que libera, em crédito extra, R$ 1 bilhão para ações voltadas aos Yanomami.

A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo é "atender ao plano de trabalho urgente e estruturante na Terra Indígena Yanomami, no extremo norte do país", segundo o governo.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/04/12/exclusivo-governo-identifica-180-pistas-de-pouso-e-destroi-49-acampamentos-do-garimpo-em-terra-yanomami.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.