56,10% dos indígenas do país têm menos de 30 anos de idade, diz IBGE

Funai - https://www.gov.br - 03/05/2024
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (3) novos dados sobre o Censo 2022 no que se refere à população indígena. Segundo o levantamento, 56,10% dos indígenas têm menos de 30 anos de idade, enquanto a população residente do país tem 42,07% nessa faixa. A idade mediana da população indígena no Brasil é de 25 anos, dez a menos que a população residente no país.

No recorte por localização, a diferença é ainda maior. Os indígenas que vivem em Terras Indígenas (TI) oficialmente demarcadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) têm uma idade mediana de 19 anos, uma diferença de 16 anos quando comparada aos 35 anos da população que mora no Brasil. Já os indígenas que vivem fora dos territórios demarcados têm uma idade mediana de 30 anos.

Os números são importantes para subsidiar os gestores na elaboração de políticas públicas voltadas à educação, por exemplo. Com os dados, é possível fazer recortes que mostram se o número de alunos matriculados corresponde à quantidade dos jovens que devem frequentar escolas. Também é possível observar se o total de professores e escolas disponíveis é suficiente. É o que explica a responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

"Isso é importantíssimo para pensar a política educacional. Depois a gente quebra esse dado na nossa publicação para os diferentes grupos etários de idade recomendada com a frequência-escola nos ciclos básicos da educação escolar. Isso é importante para subsidiar os gestores tanto para pensar do ponto de vista municipal quanto para pensar do ponto de vista da organização da educação indígena por terra indígena", afirma.

De acordo com o IBGE, são 606.359 indígenas com até 17 anos, grupo com idade recomendada para frequência nos ciclos educacionais da educação básica. O número representa mais de um terço da população indígena total - 1.693.535 pessoas. Na comparação entre os Censos 2010 e 2022, as Terras Indígenas que apresentaram maior variação positiva absoluta na população de 17 anos de idade ou menos foram a TI Raposa Serra do Sol, em Roraima, mais 4.815 indígenas nessa faixa; a TI Munduruku, no Pará, com variação de 3.134; e a TI São Marcos, também em Roraima, com variação absoluta de 2.280 pessoas indígenas com 17 anos ou menos de idade.

O Censo 2022 mostra ainda que 10,65% dos indígenas têm 60 anos ou mais. A região Norte tem o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade. No recorte por sexo, as mulheres são maioria na população indígena. Os dados do Censo mostram que são 25.204 mulheres indígenas a mais que o total de homens.

Assessoria de Comunicação/Funai

Com informações do IBGE

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/56-10-dos-indigenas-do-pais-tem-menos-de-30-anos-de-idade-diz-ibge
Índios:Recenseamento

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mundurucu
  • TI São Marcos
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.