MPF processa deputados federais por danos morais contra comunidade indígena do sul da Bahia

Metro 1 - metro1.com.br - 19/04/2024
Órgão pede indenização por danos morais coletivos aos deputados federais Ricardo Salles (PL-SP) e Luciano Zucco (PL-RS)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra os deputados federais Ricardo Salles (PL-SP) e Luciano Zucco (PL-RS). O órgão pede indenizações por danos morais coletivos em favor do povo indígena Pataxó, que povoa a Terra Indígena Barra Velha, no extremo sul da Bahia.

A ação acontece em consequências de incidentes em agosto de 2023. Segundo o MPF, os parlamentares, ao lado de policiais federais, tiveram uma postura intrusiva, hostil e desrespeitosa diante do povo indígena.

"Sem fazer parte do Poder Judiciário, a quem cabe constitucionalmente tratar das questões concretas - e processos judiciais decorrentes - envolvendo controvérsias fundiárias e territoriais, os parlamentares federais agiram como se tivessem alguma função a exercer ali. Afinal, o que lá foram fazer?", questiona um trecho da ação.

O órgão quer que os deputados federais paguem uma indenização igual ou superior a 10% dos respectivos patrimônios, atualizadas monetariamente e acrescida de juros.

https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/148954,mpf-processa-deputados-federais-por-danos-morais-contra-comunidade-indigena-do-sul-da-bahia
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.