Ariel Paliano, 26 anos, foi encontrado morto, com ferimentos na cabeça e o corpo parcialmente queimado, às margens de uma estrada da comunidade Bonsucesso.
Um líder indígena da comunidade Bonsucesso, que pertence a território Xokleng, em Santa Catarina, foi assassinado na noite de sexta-feira (26).
Ariel Paliano, 26 anos, foi encontrado morto às margens da estrada entre Itaiópolis, no Norte do estado, e José Boiteux, no Vale do Itajaí. No local, ocorre uma retomada de área. As informações foram confirmadas pelo cacique presidente, Setembrino Camlem.
Vice-cacique da comunidade, conforme Setembrino, o jovem foi encontrado com ferimentos na cabeça e o corpo parcialmente queimado.
Ainda, de acordo com o cacique presidente, Hariel residia em uma casa que já havia sido alvo de ataque a tiros em ocasião anterior.
Emboscada
De acordo com relatos da comunidade, Pauliano teria sido vítima de uma emboscada, quando saiu de casa para comprar alimentos numa mercearia. O barraco onde a vítima morava com a família foi incendiado.
Investigação
A Polícia Federal e a Funai foram acionadas e se dirigiam ao local neste sábado. Até as 15h, as equipes não tinham chegado ao local. A PF informou que vai abrir inquérito para investigar o caso. Disse, também, que ainda apura os ataques anteriores.
O Ministério Público Federal também foi procurado e disse que vai solicitar à Polícia Militar auxílio na segurança do local, que já foi três vezes alvo de atentados com arma de fogo.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/04/27/indigena-e-assassinado-em-territorio-xokleng-em-sc.ghtml
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Ibirama-La Klãnõ
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.