Agência GOV - https://agenciagov.ebc.com.br - 24/05/2024
Operação policial tem objetivo de combater a extração ilegal de diamante, ouro e madeira de terras indígenas, bem como outros crimes ofensivos ao meio ambiente.A Polícia Federal, em conjunto com o IBAMA, deflagrou na última quarta-feira (22), operação policial com o objetivo de combater a extração ilegal de diamante, ouro e madeira de terras indígenas, bem como outros crimes ofensivos ao meio ambiente.
Na ocasião, os policiais federais atuaram nos maiores e principais pontos de alertas de desmatamento existentes no interior da Terra Indígena Roosevelt e Parque Aripuanã, resultando nas inutilizações de dois tratores, uma escavadeira, uma caminhonete, cinco motores de garimpo e três acampamentos.
As investigações revelaram atividades criminosas nas terras indígenas mencionadas, incluindo a extração intensiva de diamantes e ouro, além do transporte ilegal de madeira retirada dessas áreas.
Além disso, ficou constatado que os investigados se valem de sistema clandestino de comunicação (rádios amadores), utilizados para o alerta do grupo quanto à presença da polícia ou de órgãos de fiscalização ambiental.
A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília
https://agenciagov.ebc.com.br/rede-nacional-de-radio/programas/e-noticia/24-05-24-e-noticia-luciano-barroso-policia-federal.mp3
PIB:Rondônia
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Aripuanã
- TI Roosevelt
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.