Agência Gov - https://agenciagov.ebc.com.br - 31/07/2024
O objetivo da desintrusão é proteger a vida dos indígenas Karipuna e garantir seu direito exclusivo ao uso da terra, conforme estabelecido na Constituição.
O Governo Federal realizou a entrega da desintrusão da Terra Indígena Karipuna, na Aldeia Panorama, nesta terça-feira (30/7), em Rondônia. Localizada entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, a Terra Indígena foi alvo de invasores que promoveram desmatamento, grilagem de terras e outras atividades ilegais. A operação de retirada dos invasores não indígenas começou em junho e foi concluída em julho deste ano.
Mais de 20 órgãos federais participaram da operação, que incluiu planejamento e execução de 151 ações, destruição de mais de 20 edificações ilegais dentro da Terra Indígena e apreensão de 54 metros cúbicos de madeira.
O objetivo da desintrusão é proteger a vida dos indígenas Karipuna e garantir seu direito exclusivo ao uso da terra, conforme estabelecido na Constituição.
Agora, terá início a fase de pós desintrusão, que será coordenada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pela Funai, assegurando que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados e garantidos.
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/governo-do-brasil-realiza-a-entrega-da-desintrusao-da-terra-indigena-karipuna
PIB:Rondônia
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Karipuna
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.