Bacana News - https://bacananews.com.br - 13/08/2024
Durante uma ação de fiscalização realizada pela Polícia Federal e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), uma balsa de garimpo usada na extração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó, em Ourilândia do Norte, região sudeste do Pará, foi inutilizada.
A PF confirmou que irá indiciar o proprietário da estrutura. Além da destruição da balsa, os policiais apreenderam uma caminhonete e uma lancha com motor. A operação ocorreu no último sábado, 10.
Foi no mesmo dia em que faleceu a indígena Tuíre Kayapó, uma das lideranças lutava pelos direitos dos povos originários, que inclusive, combatia o garimpo em terras indígenas. A TI Kayapó é uma das mais devastadas do país por causa da ação de garimpeiros que atuam ilegalmente.
A balsa de garimpo de ouro, avaliada em aproximadamente R$ 250 mil, estava no Rio Fresco, próximo ao Rio Branco, de acordo com a Polícia Federal. Três pessoas estavam na embarcação durante a abordagem dos agentes federais, entre elas o proprietário da balsa e a esposa dele, que trabalhava como cozinheira.
Eles estavam preparando a estrutura para ser reabastecida.
https://bacananews.com.br/em-ourilandia-do-norte-policia-federal-e-funai-destroem-barco-usado-na-extracao-de-ouro-em-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-kayapo/
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Kayapó
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.