Midiamax - midiamax.uol.com.br - 19/08/2024
Em 2023, estudantes das escolas indígenas chegaram a ficar 25 dias sem aulas, em decorrência das péssimas condições das estradas que cortam as aldeias
Documentos com assinaturas de moradores da Reserva Federal de Dourados e 35 entidades foram entregues nesta segunda-feira (19) por lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó. Eles pedem a pavimentação de 30 quilômetros na área indígena.
O ato público foi realizado na Câmara Municipal de Dourados e convocado pelo vereador Elias Ishy (PT). Entre as autoridades participantes estava o deputado federal Vander Loubet (PT) e a deputada estadual Gleice Jane (PT). O deputado Geraldo Resende e a deputada Lia Nogueira mandaram representantes.
Segundo as lideranças, a pavimentação irá melhorar a ligação entre as sete escolas implantadas na reserva. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, em 2023 alunos das escolas indígenas ficaram 49 dias sem aulas em decorrência das péssimas condições das estradas.
A situação inclusive levou o procurador da República do Mato Grosso do Sul a pedir providências das autoridades municipais, estaduais e federais.
"Essa pavimentação é um sonho antigo das duas comunidades que agregam mais de 20 mil indígenas. Vocês precisam das aldeias e nós precisamos da cidade", comenta o capitão da Jaguapiru, Ramão Fernandes.
https://midiamax.uol.com.br/politica/2024/liderancas-indigenas-da-reserva-federal-de-dourados-pedem-asfaltamento-de-ruas-das-aldeias/
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.