Cineclube indígena exibe produções audiovisuais em aldeia no Distrito Federal

Funai - https://www.gov.br - 05/09/2024
No próximo sábado (7), o Cineclube Kopenety exibirá o filme "Mulheres Indígenas", às 19h, como parte da programação iniciada no dia 23 de agosto. A exibição é aberta ao público e ocorrerá na Aldeia Kariri, localizada na Reserva Indígena Kariri-Xoco, no Setor Noroeste do Distrito Federal.

O Cineclube Kopenty é o primeiro cinema indígena de Brasília desenvolvido com a proposta de valorização da cultura, diversidade e resistência dos povos indígenas. Entre outras atividades, a programação conta com quatro exibições semanais.

A primeira foi no dia 24 de agosto com a sessão "A pauta da terra"; a segunda foi exibida no dia 30 de agosto com o tema "Esporte Indígena"; a terceira será neste sábado, "Mulheres Indígenas"; e a quarta exibição ocorrerá no dia 14 de setembro com o tema "Território e Sustentabilidade". Após as exibições, serão realizados debates sobre as temáticas abordadas nos filmes.

Para o público infantil haverá sessões especiais às sextas-feiras. E em todos os dias do evento será exibido um curta sobre a Aldeia Kariri Xocó para mostrar a origem e cultura do povo indígena. Também consta na programação uma feira cultural de artesanato.

A criação do cineclube foi um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura, a partir da Lei Paulo Gustavo, e contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e da Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas (Sifba).

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/cineclube-indigena-exibe-producoes-audiovisuais-em-aldeia-no-distrito-federal
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kariri-Xokó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.