Mato Grosso é o estado mais focos de incêndios no Brasil, diz Inpe

Jornal Nacional - https://g1.globo.com/jornal-nacional/ - 04/09/2024
Mato Grosso é o estado mais focos de incêndios no Brasil, diz Inpe
Na parte amazônica de Mato Grosso, o fogo destruiu casas de aldeias na Terra Indígena Capoto Jarina e segue sem controle no Parque Nacional do Xingu.

Mato Grosso é o estado mais focos de incêndios no Brasil.

Às 11h, os termômetros marcavam 35o C na Chapada dos Guimarães. Rajadas de vento de 37 km/h causaram correria para apagar as chamas. O avião despejou água e brigadistas com bombas costais e sopradores evitaram que a casa fosse incendiada.

"O vento estava muito forte, fogo muito alto. Isso culmina com a destruição", diz Robson Luís Barbosa, chefe da Defesa Civil Chapada.

O fogo, que pula longas distâncias com o vento, corre pelos paredões onde é impossível acessar por terra. As chamas vão queimando toda a vegetação até a parte de cima, onde as equipes ficam na espera para enfrentá-las de novo.

A Defesa Civil e os bombeiros receberam o reforço de brigadas autônomas da região, que ajudam a apagar e a monitorar o incêndio que já dura 15 dias.

"O drone é essencial nesse momento, porque a gente consegue ter uma visão aérea e identificar tração, rotas de acesso, identificar linhas de defesa, principalmente para tentar segurar esse fogo e impedir o avanço dele", afirma Victor Anjoletto, monitor de focos de incêndio.

O incêndio se aproxima do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que já foi atingido por outro foco. Nesta quarta-feira (4), quatro atrativos turísticos estão fechados por causa da fumaça. Na parte amazônica de Mato Grosso, o fogo destruiu casas de aldeias na Terra Indígena Capoto Jarina e segue sem controle no parque indígena do Xingu.

"Incêndio florestal está pegando aqui no Parque Indígena do Xingu. Está queimando tudo. Está queimando toda a floresta", conta o cacique Kayapó Megaron Txucarramãe.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/09/04/mato-grosso-e-o-estado-mais-focos-de-incendios-no-brasil-diz-inpe.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Capoto/Jarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.