DNIT faz entrega de ônibus para comunidades indígenas como parte de acordo
Veículo foi entregue à Associação Indígena Praki-ô, da comunidade Karapotó Plaki-ô
Cumprindo com o que foi estabelecido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entregou, nesta quinta-feira (31), um ônibus novo para as comunidades indígenas. A entrega aconteceu em Maceió e foi feita para Associação Indígena Praki-ô, da comunidade Karapotó Plaki-ô.
O novo veículo, avaliado em R$ 585 mil, é uma das entregas que faz parte das obrigações firmadas pelo TAC, assinado em 2023, como uma das compensações pelo impacto causado nas comunidades indígenas pela duplicação de trechos da BR-101 no estado de Alagoas. Com uma capacidade para 33 passageiros, o equipamento será uma importante ferramenta para locomoção da população.
Além das obras, o DNIT tem cumprido com as contrapartidas estabelecidas pelo TAC, até o mês de dezembro ainda serão entregues uma retroescavadeira, uma picape, caminhão baú e motocicletas.
Essas medidas reforçam o compromisso em mitigar os impactos das intervenções rodoviárias, além de beneficiar as comunidades afetadas pela obra, possibilitando melhorias na mobilidade e no acesso a serviços essenciais para os indígenas.
Obras - A duplicação da rodovia inclui 10 quilômetros de obras na comunidade indígena Wassu Cocal, no município de Joaquim Gomes, no trecho entre o km 20 e o km 30, e mais 7,3 quilômetros nos territórios dos Karapotó, nos municípios de Junqueiro e São Sebastião, abrangendo os trechos entre o km 188,5 e o km 192, e do km 205 ao km 212,3. Com um investimento total de aproximadamente R$ 220 milhões, os trabalhos de ampliação visam melhorar a segurança e a mobilidade na região.
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202410/dnit-faz-entrega-de-onibus-para-comunidades-indigenas-em-atendimento-ao-tac
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Wassu Cocal
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.