g1 - https://g1.globo.com - 19/09/2024
Um incêndio atingiu a Reserva Indígena Avá-Canoeiro, localizada na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, entre os municípios de Minaçu e Colinas do Sul, no norte de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas.
O capitão do Corpo de Bombeiros, José Henrique Bandeira, informou que a área foi monitorada com o uso de drones nesta quinta-feira (19). "Há focos pequenos, mas estão isolados e não vão mais progredir", afirmou. Bombeiros também atuam no controle de focos de incêndio nas proximidades da reserva para que as chamas não se alastrem.
O Corpo de Bombeiros informou que o combate às chamas contou com o apoio de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo. Por causa da dificuldade de acesso à área, foi necessário o uso de helicópteros para chegar até lá.
Conheça terra indígena
A Terra Indígena Avá-Canoeiro possui mais de 31,4 mil hectares e abriga nove indígenas avá-canoeiros, conforme informou Marcello Moura, chefe da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Goiás.
Entre os moradores, há crianças, adultos e idosos. Essa terra foi uma das seis áreas indígenas demarcadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.
https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/09/19/incendio-atinge-reserva-indigena-ava-canoeiro.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Avá Canoeiro
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.