Cineasta Takumã Kuikuro vai retratar cotidiano do território indígena do Xingu em série
'Nosso objetivo é mostrar que o indígena também tem profissão, que sabemos contar nossas histórias', diz ele
Mônica Bergamo
O cineasta Takumã Kuikuro deverá lançar em 2025 a série documental "Gente do Xingu". A produção, que começou a ser gravada no fim deste ano, acompanha xinguanos em suas atividades do dia a dia.
A ideia é retratar como é a vida no Território Indígena do Xingu, área de 2,8 milhões de hectares no Mato Grosso, uma faixa de transição entre o cerrado e a Amazônia. "Nosso objetivo é mostrar que o indígena também tem profissão, que sabemos contar nossas histórias e que queremos viver em paz com a floresta e os brancos", diz o cineasta, que faz parte do povo Kuikuru e cresceu na região.
A equipe que trabalha na série é formada majoritariamente por indígenas. "Para nós, Kuikuro, o cinema é uma forma de preservar nossas histórias, nossos cantos e a memória dos nossos antepassados. Também é um modo de mostrar ao mundo a força da nossa cultura e exigir respeito ao nosso povo e à floresta", prossegue ele.
O trabalho é uma coprodução entre a Xingu Filmes, o Coletivo Kuikuro de Cinema, Lamiré, Palmira Filmes e Olho-Pião Filmes.
Takumã Kuikuro dirigiu o documentário "As Hiper-Mulheres" (2011) e já foi premiado em festivais de cinema.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/12/cineasta-takuma-kuikuro-vai-retratar-cotidiano-do-territorio-indigena-do-xingu-em-serie.shtml
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xingu
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.