Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br - 04/11/2024
Com casos recentes de conflitos contra indígenas ocorridos em Mato Grosso do Sul, foi recomendado ao Ministério dos Povos Indígenas, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que adotem medidas emergenciais para conter, desarmar e desmobilizar agrupações de fazendeiros e agro milicianos que atentam contra o Estado de Direito e a vida de povos, comunidades e lideranças indígenas.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (4). O pedido vale, sobretudo, ao povo guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul e contra comunidades do povo avá guarani no Paraná, bem como em todos os estados da Federação.
Em setembro, um indígena da comunidade guarani-kaiowá no Território Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João, a 319 km da Capital, foi morto a tiros.
Além de levar em consideração o cenário de violações, foi considerado também que a tese do marco temporal está sendo utilizada por empresários como na iniciativa denominada "Invasão Zero", como justificativa para agirem com extrema violência, utilizando armas letais contra povos e comunidades indígenas que resistem em áreas de retomadas ou na proteção de seus territórios de ocupação tradicional.
Outras recomendações - Algumas das recomendações feitas ao governo federal foram: instituir uma política específica, estruturante e permanente de fiscalização, proteção e segurança para os povos e territórios indígenas; prosseguir com a demarcação para a devida regularização das terras indígenas que estão sem empecilho jurídico; recomendar ao Supremo Tribunal Federal que declare imediatamente a inconstitucionalidade da Lei 14.701/2023 com base na Constituição Federal e em sua própria decisão tomada em setembro de 2023 por ocasião do julgamento do RE 1.017.365 (Tema 1031) com caráter de Repercussão Geral.
https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/ministerio-promete-medidas-para-conter-violencia-contra-indigenas-de-ms
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Ñande Ru Marangatu
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.