Olhar Conceito - https://www.olharconceito.com.br - 12/11/2024
Documentário produzido pela Folha de S.Paulo registra avanço da invasão garimpeira nas Terras Indígenas Sararé (MT), Kayapó e Mundurucu (PA), e Yanomami, em Roraima (RO). As quatro comunidades são as mais invadidas pelo garimpo ilegal no Brasil e tiveram os territórios cercados pelos invasores. "O Cerco" mostra que, apesar do tempo ter passado, o domínio continua.
A reportagem é de Vinicius Sassine, correspondente do jornal na Amazônia, e Lalo de Almeida, repórter fotográfico. Demarcada em 1985, a Terra Indígena Sararé é lar do povo Nambikwara. O território de 67 mil hectares está sendo desmantelado pelo avanço do garimpo, de acordo com o Greenpeace, centenas de escavadeiras, operadas por garimpeiros, desafiam diariamente as forças de segurança e de proteção ambiental em uma disputa constante.
O garimpo avança a menos de 200 metros das aldeias, ameaçando a sobrevivência de um povo e de suas tradições. O ano de 2024 marcou um recorde de alertas de garimpo na TI Sararé, com 570 hectares de destruição identificados pelo DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), superando até mesmo a TI Kayapó, que registrou 285 hectares.
https://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=24653¬icia=documentario-registra-avanco-de-invasao-garimpeira-na-terra-indigena-sarare-em-mt&edicao=1
Índios:Direitos Indígenas
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Kayapó
- TI Mundurucu
- TI Sararé
- TI Yanomami
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.