Indígenas do povo Kanamari Tüküna que atuam na agricultura familiar em Eirunepé (AM), na Terra Indígena Vale do Javari, foram beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, do Governo Federal. Por meio do programa, 7 toneladas de alimentos produzidos por eles e comprados pelo Governo do Amazonas foram entregues na quarta-feira (15) à Casa de Saúde Indígena (Casai), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e aldeias indígenas. A ação contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio da Coordenação Técnica Local Eirunepé (CTL Eirunepé).
Unidade descentralizada da Funai, a CTL Eirunepé fez o levantamento de campo dos indígenas que atuam na agricultura familiar e acompanhou a inclusão deles no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para serem beneficiados com o PAA. "O acesso dos povos indígenas ao PAA é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar no município, além de ser mais uma alternativa para a comercialização da produção local", enfatizou o chefe da CTL Eirunepé, Francisco Neto Lunier.
Foram cadastrados 46 produtores indígenas. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que fez a inclusão deles no CAF e a entrega dos alimentos, o lucro previsto é de R$ 690 mil com a comercialização da produção, resultando em uma renda aproximada de R$ 15 mil por participante. Ainda segundo o Idam, o programa amenizou os impactos da estiagem na atividade agrícola no território indígena, possibilitando a comercialização das produções do povo Kanamari Tüküna.
Além da Casai e Cras, foram beneficiadas com a entrega dos alimentos produzidos pelos indígenas as aldeias Beija-flor, Flexeira, Morada Nova, Korarohan, São João e Igarapé Grande. Entre os itens adquiridos por meio do PAA estão farinha branca, milho verde, goma, banana, macaxeira, limão, cheiro-verde, jerimum e pimenta de cheiro.
PAA Indígena
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). É considerado um dos principais instrumentos de promoção da segurança alimentar e nutricional, de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O programa permite a compra de alimentos diretamente dos produtores, ou seja, sem a necessidade de licitação, o que possibilita desenvolver a economia local por meio da geração de emprego e renda. Os itens são distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade.
Em 2023, o PAA foi reformulado e fortalecido trazendo como novidade a priorização da aquisição da produção familiar de povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, assentados da reforma agrária, negros, mulheres e a juventude rural. Foi instituído ainda o aumento da participação mínima de mulheres na execução do programa no conjunto de suas modalidades de 40% para 50%.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/paa-indigena-adquire-7-toneladas-de-alimentos-e-incrementa-renda-do-povo-kanamari-no-amazonas
PIB:Javari
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Vale do Javari
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.