Kawahiva: a relação do povo indígena isolado em Mato Grosso e o Arco do Desmatamento

Portal Amazônia - https://portalamazonia.com/ - 03/02/2025
Kawahiva: a relação do povo indígena isolado em Mato Grosso e o Arco do Desmatamento
A etnia fica localizada ao norte do estado do Mato Grosso, na fronteira com o Amazonas. A existência desse grupo foi comprovada pela Funai em 1999.´

Por
Isabelle Lima
3 de fevereiro de 2025

Os povos indígenas isolados são afastados das sociedades "modernas" ou com pouquíssima frequência de interação, seja com outros indígenas ou não indígenas. No Brasil, existem cerca de 114 registros de povos indígenas isolados na Amazônia Legal, segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

No entanto, esse número não é fixo e pode variar de acordo com trabalhos de campo realizados por indigenistas da instituição.

A Constituição Federal Brasileira (Capítulo VIII. Dos Índios) reconhece a organização social, os hábitos, os costumes, as tradições e as diferenças culturais dos povos indígenas, e assegura o direito de manter sua cultura, identidade e modo de ser, colocando-se como dever do Estado brasileiro a sua proteção.

Os Kawahiva
Um dos povos indígenas isolados da Amazônia Legal é o povo Kawahiva. A etnia fica localizada ao norte do estado do Mato Grosso, na fronteira com o Amazonas. A existência desse grupo foi comprovada pela Funai em 1999.

Ainda segundo a Funai, eles são falantes da língua Kawahiva, que tem origem na família linguística Tupi Guarani. 

São conhecidos por serem caçadores-coletores, ou seja, sua alimentação é obtida principalmente pela caça e coleta de plantas e não praticam agricultura ou armazenamento de alimentos.

No Arco do Desmatamento
Um dos aspectos que mais preocupa indigenistas em relação à futura sobrevivência dos Kawahiva é o fato deste povo estar localizado na região do Arco do Desmatamento. Esta região é marcada pelo avanço da fronteira agrícola em direção à Floresta Amazônica, causando maiores índices de desmatamento.

A Terra Indígena Kawahiva está localizada no centro do Arco do Desmatamento, entre a Reserva Extrativista (Resex) Guariba-Roosevelt (MT) e a Resex do Guariba (AM).

Demarcação da TI
Apesar do reconhecimento dos indígenas pela Funai desde 1999, o processo de demarcação do território não foi finalizado. Em 2016, em parceria com povos indígenas, a campanha global da Survival para pressionar as autoridades a demarcar o território conseguiu criar a Portaria declaratória da Terra Indígena Kawahiva, publicada pelo Ministério da Justiça. O documento estabelece os limites do território e determina sua demarcação.

Contudo, de acordo com informações do Instituto Socioambiental (ISA), o processo se encontra parado e, com o passar do tempo, cada vez mais grileiros e madeireiros estão destruindo os arredores e cercando a terra indígena. Atualmente, uma estrada ilegal passa a aproximadamente 2 quilômetros de onde os Kawahiva vivem.

https://portalamazonia.com/cultura/kawahiva-povo-indigena-isolado-mt/


PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kawahiva do Rio Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.