A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem a público atualizar as informações sobre a recente interação com um indígena isolado na Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada entre os municípios de Pauini e Lábrea, no sudoeste do Amazonas. O primeiro contato foi realizado de forma voluntária pelo indígena na quarta-feira (12), conforme informou a autarquia.
Na última sexta-feira (14), como apontado no comunicado anterior, de acordo com o Plano de Contingência para Situações de Contato, equipes da Funai e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) se deslocaram da Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Mamoriá Grande - estrutura da Funai - para a comunidade onde houve a interação com o indígena isolado com o objetivo de realizar o controle sanitário da área e a sensibilização com relação aos cuidados da situação.
Para apoiar as atividades no local, além dos profissionais da Funai e da Sesai, prontamente direcionados na madrugada de quinta-feira (13), outras duas equipes de ambas instituições se deslocaram para a Bape Mamoriá no dia seguinte.
Por volta das 17h (horário de Brasília e 16h horário de Lábrea/AM) de sexta-feira (14) o indígena isolado retornou à Bape Mamoriá Grande. Novamente, com os cuidados necessários, a equipe da Funai direcionou o indígena a um ambiente seguro, com o mínimo de interações e com as medidas sanitárias adequadas. A Sesai realizou avaliação clínica do indígena,que descansou e pernoitou no local.
Na manhã deste sábado (15), demonstrando que gostaria de retornar para seus locais de uso, a Funai acompanhou o indígena floresta adentro, até uma distância segura, de modo a evitar outras interações.
Funai e Sesai seguem de prontidão, realizando o monitoramento contínuo da situação, com suas equipes permanentemente em campo, e com o apoio das instâncias regionais e nacionais de atuação.
Como forma de realizar o controle sanitário no entorno do avistamento, as equipes da Sesai realizaram a testagem para Covid-19 da população local, avaliações clínicas e identificação de falhas de cobertura vacinal. Não houve casos positivos nos testes. As pessoas que apresentaram queixas foram devidamente tratadas e orientadas. Está em planejamento uma ação de imunização para a regularização da cobertura vacinal na região.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/nota-funai-realiza-monitoramento-continuo-da-interacao-voluntaria-de-indigena-isolado-de-mamoria-grande-am
PIB:Juruá/Jutaí/Purus
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Mamoriá Grande
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.