Caciques lançam manifesto contra o governo

O Globo, O País, p. 10 - 08/03/2005
Caciques lançam manifesto contra o governo

Paulo Yafusso
Especial para O Globo

Líderes guaranis-caiovás distribuíram ontem um manifesto criticando as políticas públicas do governo federal para as tribos e o assistencialismo nas aldeias. O documento foi distribuído no mesmo dia em que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) confirmou a oitava morte de uma criança indígena em Dourados.
"Não queremos ser mais uma vez objeto de caridade ou de projetos paternalistas. Temos o direto de ser diferentes e livres, de exercer nossa autonomia, sendo ouvidos na estruturação de políticas para nossos povos", diz o manifesto, assinado por caciques e líderes indígenas de Mato Grosso do Sul.
O indiozinho Sulivan Duarte, de um 1 ano e 3 meses, que morreu no domingo à noite, estava internado desde o dia 21 no Hospital da Mulher. O atestado de óbito assinado pelo pediatra Mário Luiz Piccinini diz que Sulivan morreu de infecção generalizada provocada por problemas no sistema urinário, gastroenterite e pneumonia. Além disso, ele tinha hidrocefalia.
De oito mortes, seis foram por desnutrição
A Funasa informou que das oito mortes, seis foram por desnutrição. Até o fim de semana, 36 crianças com problemas de desnutrição estavam internadas no Centro de Reabilitação Nutricional (Centrinho), na Reserva Indígena de Dourados. Dois irmãos foram levados ao Centrinho no sábado. Um deles inclusive já estivera internado, mas fora retirado do hospital pela mãe, que não aceitava deixá-lo no centro. Nenhum deles corre risco de vida.
Os líderes indígenas reclamam que não querem ser atendidos apenas por políticas emergenciais, como a distribuição de cestas básicas. Eles requerem ser ouvidos e querem voltar a plantar para sustentar as famílias. Por isso, cobram agilidade na demarcação dos territórios considerados indígenas. Entre elas estariam as terras Nhande Ru Marangatu (município de Antônio João), Lima Campo (em Ponta Porã), Taquara (Juti), Ivycatu (Japorã), Guyraroka (Caarapó), Kokueí (Ponta Porã) e Sucuriy (Maracaju).
Essa preocupação já havia sido manifestada pelo vice-presidente do Conselho de Saúde Indígena (Condisi), Fernando Souza. Na avaliação dele, é preciso políticas de média e longa duração para a reserva. Na área da saúde, por exemplo, ele cobra atendimento às gestantes desde o pré-natal, já que algumas crianças que estão internadas apresentam problemas de saúde congênita. Com isso, a desnutrição é um fator que contribui para o agravamento do quadro clínico dessas crianças.

O Globo, 08/03/2005, p. 10
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas