Novos produtos poderão ser produzidos por índios Tikuna

Site da FUNAI - 13/09/2001
A produção de açucar mascavo, melado e rapadura pode ser um novo empreendimento auto sustentável de índios Tikuna que vivem na região de Tabatinga, no Amazonas. O Administrador Regional Valmir de Barros Torres, programou para o início do próximo ano a montagem de uma fábrica para a
produção dos produtos, na comunidade metaré, na terra indígena Every 2.
Antes de fechar o projeto Valmir foi conhecer de perto a experiência realizada pela Administração Regional de Manaus, que montou uma fábrica de açucar mascavo dentro de uma comunidade indígena e já está ajudando no processo de comercialização dos produtos.
A fábrica será um projeto piloto para que os índios aprendam a produzir e depois o projeto poderá ser levado a outras comunidades indígenas. A produção, além de ser usada para melhorar a alimentação da comunidade, terá o excedente destinado à comercialização na região de Tabatinga e em Letícia, na Colômbia.
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Évare II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.