Funai condena manifestacao de indios no Planalto

OESP, Nacional, p.A9 - 28/07/2004
Funai condena manifestação de índios no Planalto

BRASÍLIA - A Fundação Nacional do Índio (Funai) travou mais uma queda-de-braço com índios insatisfeitos que preferem pressionar autoridades em Brasília a negociar nos seus Estados. Ontem, 49 índios da tribo pipipan, de Pernambuco, realizou uma manifestação na frente do Planalto, tentando obter do presidente em exercício, José Alencar, o compromisso de demarcação de suas terras.

A Funai informou que já acertara de manhã o envio de uma missão a Pernambuco nos próximos 30 dias para estudar a reivindicação. Também acusou o líder da comitiva, Genildo Francisco de Assis, de apresentar-se falsamente como líder da tribo.

O grupo que foi a Brasília representa cerca de 800 índios que vivem em uma área de mil hectares e querem a demarcação de 200 mil hectares. Segundo Genildo, o grupo foi a Brasília porque a representação da Funai em Pernambuco não lhe deu atenção. "A Funai está só enganando, e não podemos sair daqui sem uma resposta."

A Funai disse que não aceita mais comitivas em Brasília. Alegou que o gasto anual com sua manutenção chegava a R$ 300 mil, que deixavam de ser usados em benefícios para os índios. Esse grupo dos pipipans, por exemplo, fretou dois ônibus em Pernambuco e teria dito aos motoristas que a conta seria paga pela Funai, que se recusa a fazê-lo. Enquanto o impasse persiste, os índios continuam em Brasília.

OESP, 28/07/2004, p.A9
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pipipã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.