A Tarde-Salvador-BA - 22/09/2001
Os índios tembés, do leste do Pará, denunciaram ontem à direção da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Belém, que estão sendo ameaçados de morte por madeireiros que invadiram suas terras para derrubar a floresta da reserva e retirar toda a madeira. Eles querem se vingar da gente porque fizemos a Polícia Federal explodir com dinamite duas pontes de madeira da estrada por onde a nossa madeira era roubada, contou o cacique Sérgio Mutti Tembé.
Ele disse que os madeireiros estão armados, construíram outra ponte num atalho da estrada e fazem o transporte das toras por dentro de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Outros caciques relataram que o clima na aldeia é de revolta. Guerreiros mais jovens já começaram a se pintar para a guerra.
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Alto Rio Guamá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.