Indios protestam no Palacio

JB, Pais, p.A2 - 28/07/2004
Índios protestam no Palácio

BRASÍLIA - O tempo fechou ontem em frente do Palácio do Planalto, quando um grupo de 49 índios do povo Pipipan insistia em falar com o presidente da República. Liderados por Genildo Francisco de Assis, os Pipipan cobraram a demarcação da área indígena de Serra Negra, de 170 mil hectares, localizada nos municípios de Floresta, Ibimirim e Inajá, sertão de Pernambuco. Reclamaram ainda do ''descaso'' da Funai.
- O índio não pode mais depender da cesta básica do governo. Queremos um programa permanente com demarcação da nossa terra, saúde básica, escola e estradas - protestou Assis.

O líder do movimento reclamou que há sete meses a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) abandonou os Pipipan sem atendimento médico e sem um programa ''eficiente'' de vacinação na área indígena. A Funasa garantiu que ''atende regularmente 1.662 índios'' e que ''há menos de um mês'' uma comitiva do departamento da Saúde Indígena ''esteve na área onde vive o grupo''.

JB, 28/07/2004, p.A2
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Pipipã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.