Presidente da Funai entrega área desocupada para índios Kaapor no Maranhão

Site da Funai - 30/10/2001
O Presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez, estará logo mais, às 11h30, na Aldeia Xiborendá, no Maranhão, participando da solenidade de entrega para cerca de 1500 índios Urubu Kaapór, de parte da Terra Indígena, Alto Turiaçú que se encontrava invadida há décadas.
A Funai em conjunto com a Polícia Federal realizou no último mês de Julho, uma operação para retirada das 3.500 pessoas que ocupavam ilegalmente essa Terra Indígena. Na operação foram apreendidos 24 caminhões, cerca de 10.000 toras de madeiras, 2.670 metros cúbicos de madeira serrada e interditadas aproximadamente 20 serrarias. Foram também presos e indiciados 23 pessoas.
A área encontra-se totalmente desocupada e a comunidade indígena está retornando para ocupa-la e desenvolver suas atividades produtivas. A operação continuará por tempo indeterminado, visto que todas os madeireiros existentes na área do entorno da terra indígena, eram consumidores de madeira da referida terra.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Turiaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.