Polícia Federal prepara resgate

JB, País, p. A7 - 29/04/2005
Polícia Federal prepara resgate
Superintendência de Roraima recebe autorização para libertar quatro policiais federais mantidos como reféns por índios

Hugo Marques

A cúpula da Polícia Federal deu ontem carta branca para que a superintendência do órgão em Roraima resgate quatro policiais federais que estão sendo mantidos em cárcere privado por um grupo de índios que é contra a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Durante a inauguração de uma superdelegacia da PF em Foz do Iguaçu (PR), o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, declarou que a homologação contínua em Roraima é uma grande conquista do povo brasileiro.
- A homologação é um fato consumado, absolutamente irreversível. Não vai ser dado nenhum passo para trás - avisou Thomaz Bastos.
Segundo a área de inteligência da PF, cerca de 800 índios, entre eles 300 guerreiros, estão sendo insuflados pelos arrozeiros da região, que são contra a homologação. Esses arrozeiros, segundo levantamentoda PF, não aparecem de forma ostensiva, mas usam os índios como ''bucha de canhão''. A PF deslocou 250 policiais federais para Roraima e se necessário mil homens do Exército estão de prontidão para ajudar numa eventual operação.
Segundo fontes da PF, um dos grandes responsáveis pela manobra na região contra a homologação é o prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero.
Márcio Thomaz Bastos afirmou que é preciso valer o estado de direito e a ordem. O ministro disse, que isso não exclui, no entanto, um espaço de negociação.
- Vai chegar um momento em que esse espaço será esgotado, mas acredito que vamos conseguir uma solução antes disso - disse Thomaz Bastos.
O ministro afirmou que o governo quer construir em Roraima ''uma estabilidade fundiária'' com títulos de terra ''claros'', diminuindo a grilagem.
A preocupação da Polícia Federal com a operação resgate é grande. Alguns índios estariam portando armas e além disso vários deles utilizam flechas. A PF já esquadrinhou toda a região onde ocorre o conflito e a operação pode ocorrer nas próximas horas.
Durante a inauguração da nova delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Márcio Thomaz Bastos afirmou que o governo federal está focando sua política de combate ao crime organizado nas fronteiras do país.
A delegacia de Foz do Iguaçu, que tem é a maior do Brasil e passa agora a fortalecer o combate ao tráfico de drogas, pirataria, crimes financeiros e tráfico de armas. A região também ficou conhecida no exterior depois que o governo americano denunciou a presença de células de financiamento de terroristas na região que no entanto jamais foram identificadas.
Na presença de pelo menos 30 políticos da região, entre eles o governador do Estado, Roberto Requião, o ministro voltou a afirmar que a crise brasileira é uma crise das instituições. Para Bastos, é preciso reaparelhar o Poder Judiciário ''para ficar mais próximo do povo''.
Roberto Requião lembrou que toda segunda-feira, as polícias do Estado realizam uma reunião com a Polícia Federal para discutir a política de segurança pública.
Autoridades visitam hoje no lago de Itaipu a estrutura que a Itaipu Binacional está construindo para a Polícia Federal patrulhar a região. O Núcleo Especial de Polícia Marítima terá lanchas blindadas e radares de última geração para vigiar 170 km em linha reta do lago, que tem 170km de extensão.

O repórter viajou a convite da Polícia Federal

JB, 29/04/2005, País, p. A7
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.