Ruralista é morto em conflito com índios em SC

O Globo, O País, p.13 - 17/02/2004
Ruralista é morto em conflito com índios em SC

Paulo Yafusso


Um líder ruralista foi assassinado na madrugada de ontem durante conflito de fazendeiros com índios caigangues e guaranis em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. O fazendeiro Olisses Stefani, de 51 anos, presidente do sindicato rural da cidade e um dos maiores produtores de grãos do estado, tentou passar por um bloqueio na estrada próxima à reserva Toldo Embu quando foi atingido por um tiro de carabina na cabeça. O autor do disparo ainda não foi identificado.

Seis pessoas que acompanhavam Stefani foram feitas reféns pelos índios - quatro deles por 17 horas - e só libertadas no início da noite de ontem. Entre os que ficaram reféns, estava o advogado do sindicato rural e um vereador. Para libertá-los, o grupo de cerca de 80 índios pediu a demarcação de dois mil hectares para a reserva, onde já moram 41 famílias indígenas há cinco anos.

Ari Palhano, funcionário da Funai e presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, disse que os índios bloqueavam a estrada em manifestação pacífica quando Stefani e outros ocupantes da caminhonete chegaram atirando. Já os ruralistas dizem que o presidente do sindicato foi ao local verificar uma denúncia de invasão de terras e foi recebido à bala.

Os conflitos entre fazendeiros e índios na região acentuaram-se devido à expansão da fronteira agrícola no Oeste catarinense, mas este é o primeiro registro de morte por causa das disputas. Segundo o delegado Hildo Rosa, porta-voz da Polícia Federal em Santa Catarina, muitas vezes os fazendeiros fazem acordos para plantar nas áreas dos índios.


Em Mato Grosso, Polícia apura origem de confronto

Já a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ouviu ontem 15 pessoas sobre o confronto entre índios guarani-caiová e fazendeiros na região, em que um índio foi baleado e uma mulher ferida no braço a golpes de foice neste fim de semana na região de Iguatemi. Segundo informou o delegado regional Claudineis Galinari, foram abertos dois inquéritos, um para cada caso.


O Globo, 17/02/2004, O País, p.13

PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Toldo Imbu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.