Agora MS - 04/04/2007
As crianças indígenas atendidas pelo Pólo-base Indígena de Amambai, da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core-MS), estão recebendo acompanhamento diário de médico pediatra. O atendimento está sendo feito graças à pactuação entre a Funasa e a prefeitura de Amambai, para a contratação do profissional.
O médico Antônio Vicente Basílio dos Santos atende crianças internadas e em estado de observação no Hospital Regional do município, na Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai), e no Centrinho, local mantido pela Associação Franciscana Divina Providência, em parceria com o Pólo de Amambai, que atende crianças diariamente.
A contratação foi realizada por meio da pactuação que repassa para as prefeituras recursos destinados às ações de atenção básica de saúde em áreas indígenas, enviados pela Secretaria de Assistência à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde.
Ao total, o Pólo conta hoje com 77 profissionais de saúde, sendo cinco médicos, seis enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, três dentistas, três ACD (auxiliar de consultório dentista), 36 agentes indígenas de saúde e nove agentes indígenas de saneamento. Os profissionais são divididos em seis equipes multidisciplinares de saúde indígena (EMSI).
O Pólo-base Indígena de Amambai atende cerca de 11.300 indígenas das aldeias Amambai, Jaguari, Gassuty, Limão Verde e Taquaperi.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Amambai
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.