Tocha do PAN poderá passar por aldeia de Mato Grosso

Diário de Cuibá - 12/04/2007
Desembarca neste sábado (14) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Carlos Justino Terena e a representante da Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Sarah Castro responsáveis pela elaboração do trajeto que será percorrido pela "Tocha Olímpica" no Brasil até sua chegada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para o início dos Jogos Pan-americanos.

O grupo chega em Mato Grosso com o objetivo de avaliar a possibilidade da passagem da tocha pelo estado, com chegada na Aldeia Seringal, da etnia Paresi, localizada a cerca de 20 km do município de Campo Novo do Parecis (a 396 km ao noroeste de Cuiabá).

Segundo o secretário de Esportes do município, Sérgio Luiz Alves Nogueira o Comitê Olímpico Brasileiro, um dos organizadores do Pan Rio 2007, deu autonomia ao representante indígena Carlos Terena para a definição do trajeto da tocha, que deverá inserir a aldeia mato-grossense como um dos locais para a passagem do símbolo. Entre outros requisitos para a vinda do fogo olímpico está a realização do I Jogos Interculturais Indígenas, que deverão recepcionar a chegada da tocha no município. O secretário também acredita que a proximidade da aldeia com o município, e o fácil acesso tanto terrestre quanto aéreo deverão favorecer a escolha pela sede. (Naiara Martins/Assessoria Seel-MT)
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Utiariti
  • TI Ponte de Pedra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.