Índios voltam a invadir fazenda em Amambai

Midiamax News - 08/05/2007
Um grupo de pelo menos 60 indígenas invadiu ontem, por volta das 14 horas, pela segunda vez neste ano, a Fazenda Madama, situada a cerca de 35 quilômetros da cidade em Amambai, para reivindicar a posse das terras que eles alegam pertencer aos indígenas da etnia guarani-kaiowá. Eles permanecem acampados dentro da fazenda, segundo a Polícia Militar de Amambai, que esteve ontem no local.

Os indígenas impediram a entrada dos policiais militares na fazenda e afirmaram que só vão negociar com a Polícia Federal. Essa é a segunda vez que os índios da Aldeia Taquapery, de Coronel Sapucaia, invadem a área reivindicando a posse da terra, apesar de a Funai (Fundação Nacional do Índio) não ter realizado nenhum estudo antropológico reconhecendo a fazenda como indígena.

Em janeiro deste ano eles invadiram a área e, durante conflito com fazendeiros, a índia Xurete Lopes, 70 anos, foi assassinada. Por enquanto, eles não causaram danos na propriedade, mas ameaçam ocupar a parte plantada da fazenda.

Além disso, no início deste ano, eles bloquearam os acessos da fazenda e fecharam por cinco dias a MS-289, que liga os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, em protesto contra a morte da índia que eles queriam enterrar na fazenda. Na época da invasão, quatro índios foram presos pela Polícia Civil de Coronel Sapucaia por terem roubado um trator e uma carreta da fazenda.

Eles estavam armados com facas, facões e com revólver, sendo que as armas acabaram sendo apreendidas pelos policiais. A Polícia Militar ainda não tem informações se os índios estão armados nesta invasão.

PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taquaperi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.