Campo Grande News - 08/05/2007
Cerca de 20 agentes da Polícia Federal estão desde às 8h desta terça-feira (8 de maio) na área da fazenda Madama, em Amambai, ocupada entre a noite de domingo (6) e madrugada de segunda-feira (7) por índios guarani-kaiowá que residem na aldeia Taquapery - município de Coronel Sapucaia. Conforme informações da PF, um grupo de 30 a 40 indígenas entrou na propriedade e permanece no local. Até o momento, a situação é considerada tranqüila.
A equipe da PF deslocada à fazenda deve permanecer no local até às 17h30, não sendo definido ainda o envio de novos agentes. Os policiais federais apenas acompanham a ação, para evitar confrontos com os índios. Até o momento, nenhum mandado de reintegração de posse foi encaminhado pela Justiça à PF.
Esta é a segunda ocupação da fazenda Madama em 2007. A área foi palco de uma das mais criticadas ações de reintegração de posse em janeiro, quando a índia Xurete Lopes (70 anos) foi baleada no local e morreu. Outro índio acabou atingido por disparo de arma de fogo.
Após a morte de Xurete Lopes, os índios da Taquapery realizaram um protesto que se arrastou por vários dias, culminando no bloqueio da MS-289 - que liga Amambai a Coronel Sapucaia. A tribo reivindica a fazenda Madama como terra indígena, batizada pelos índios de Curussu Ambá.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Taquaperi
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.