Índios apreendem carro da Secretaria de Educação de Inácio Martins

Gazeta do Povo - 21/06/2007
Índios Guarani de Rio da Areia, no município de Inácio Martins, região Centro-Sul do estado, tomaram à força um carro da secretaria municipal de Educação, em protesto contra as más condições da estrada de terra que vai até a aldeia. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, os índios vão entregar o carro somente quando a estrada for reformada.

"Assim que eles arrumarem a estrada, com certeza vamos devolver o carro", afirmou o cacique Anacir dos Santos. A aldeia fica a quase 50 quilômetros de Inácio Martins. Os estudantes de Rio da Areia enfrentam uma maratona pela estrada rural até chegar ao colégio.

Como o ônibus escolar não consegue passar pela estrada esburacada, a prefeitura contratou um motorista para buscar os estudantes com uma Kombi e levar os alunos até a vila mais próxima. São 6 quilômetros de buracos, percorridos em 30 minutos sacolejando dentro da Kombi.

O carro apreendido pelos índios não é o mesmo que faz o transporte dos estudantes. A prefeitura de Inácio Martins afirmou que a estrada vai ser recuperada. Segundo a prefeitura, os trabalhos na estrada rural começam na segunda-feira (25).
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Areia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.