O Pólo-base de Amambaí, da Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Mato Grosso do Sul, realiza esta semana ações que beneficiam a população indígena. Os profissionais estão fazendo uma vacinação de rotina e pesagem das crianças, na aldeia Amambaí, e capacitando os Agentes de Indígenas de Saúde (AIS), na aldeia Taquaperi.
De acordo com a coordenadora do Pólo-base de Amambaí, Maysa Rodrigues, serão imunizados crianças e adultos. As doses aplicadas são: poliomielite, tetravalente, tríplice viral e pneumococo. "Estamos intensificando as ações nesta aldeia (Amambaí), que depois serão levadas às outras da região", esclarece Maysa.
Ela informa que a capacitação dos AIS está sendo realizada devido à necessidade que a equipe multidisciplinar sentiu de reciclar esses profissionais, além de capacitar os três novos agentes que foram contratados recentemente. "Por meio deste treinamento, os agentes terão mais embasamento para atender a população indígena, pois eles são nossos olhos nas aldeias", relata Maysa.
A capacitação acontece uma vez por semana, durante meio período, com temas como imunização, pesagem, avaliação de sintomas de doença nas crianças, gestante e pacientes sintomáticos respiratórios. As aulas são ministradas pelas enfermeiras e nutricionistas do pólo e tem previsão de terminar em agosto.
O município de Amambaí possui uma população de 10 mil indígenas da etnia Guarani Caiuá, distribuídos em oito aldeias.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Amambai
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.