Índios Enawene vão receber mantimentos

Diário de Cuiabá - 22/10/2007
Deve chegar até o próximo domingo o primeiro lote de mantimentos destinado aos 510 índios da etnia Enawene Nawe que foram desabrigados pelo incêndio que arrasou a aldeia Halataikwa, na região de Brasnorte (579 quilômetros de Cuiabá) na última segunda-feira (15).

A situação é considerada crítica pela Ong Operação Amazônia Nativa, que trabalha com a etnia. Como todas as casas principais foram destruídas, o grupo está dormindo praticamente ao relento. O fogo também atingiu mantimentos e ferramentas.

"Há muitos casos de gripe e temos preocupação com doenças respiratórias mais graves, como a pneumonia", apontou Ivar Busatto, coordenador da Opan. "Eles precisam de um mínimo de apoio para os próximos quinze dias".

Segundo ele, um caminhão carregado com os donativos - redes, lonas e milho, principalmente - deveria chegar ainda hoje a Brasnorte. "Tivemos a confirmação de que o helicóptero da Polícia Militar fará o transbordo até a aldeia".

O incêndio foi acidental. De acordo com Busatto, tudo começou quando uma índia tentou espantar insetos usando uma tocha. Uma fagulha se desprendeu e atingiu a cobertura da casa, que é feita com palhas de buriti.

Em menos de 15 minutos, todas as doze casas comunais da aldeia, além da chamada casa das flautas sagradas do Yãokwa, haviam sido consumidas pelo fogo. "Já havíamos registrado algo parecido em 2003. Mas nada desta dimensão".

Mais de 20 índios ficaram feridos. Dois deles, com queimaduras de segundo grau, foram encaminhados para atendimento no hospital de Brasnorte.

A Opan divulgou uma conta bancária para receber contribuições aos desabrigados: HSBC Bank Brasil S.A - Agência: 0233 - Conta Corrente: 13003 93 - Código SWIFT: BCBBBRPR.
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Enawenê Nawê
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.